Enquanto os EUA comemoram sua melhor economia da história, o Brasil ainda tenta recuperar a sua, que foi seriamente comprometida ao longo dos últimos anos.  Nos Estados Unidos da América, o crescimento do PIB segue a projeção, e o ritmo do crescimento será mantido com a expectativa da taxa de juros mais baixa.  Esses bons resultados fortalecem o mercado de trabalho, os salários continuam aumentando, o que aumenta o consumo e a produtividade.

Esse é cenário a que o Brasil também vem aspirando nos últimos meses, mas, enquanto a grandeza dos resultados positivos não acompanha as expectativas para colocar o nosso país nos trilhos novamente, muitos filhos da pátria mãe gentil preferem arriscar sua sorte no exterior, de preferência em países desenvolvidos.

Mas nem tudo são flores lá fora. Alguns brasileiros que procuraram meus serviços de tradução juramentada estão lutando bravamente há anos para conseguir um lugar ao sol em terras distantes, lá onde o sol não resplandece como aqui; apesar disso, preferem insistir em sua empreitada pelo simples fato de estar em países mais estáveis política e economicamente.

O ofício do tradutor público juramentado não se resume à sua prestação de serviços oficiais –  sem os quais não é possível nem mesmo pleitear um visto para estudar ou trabalhar no exterior  –  ele é acompanhado de  grande carga emocional  recheada de expectativas e anseios de brasileiros que, desesperançados,  estão em constante diáspora , uma diáspora que se avoluma a cada ano: foi de 183% o aumento das declarações de saída definitiva de 2011 a 2018.