Em primeiro lugar, saiba que a emissão de visto, passaporte, exames médicos e a tradução juramentada dos documentos necessários para pleitear a bolsa não são custeados pelo programa Ciência sem Fronteiras, ou CsF.  No entanto, pense nas vantagens de estagiar/estudar no exterior e na riqueza cultural que você trará em sua bagagem quando de sua volta ao nosso país.

De falar em volta ao Brasil, não se esqueça de tomar certas providências cruciais antes de voltar à terrinha. Para produzir efeitos legais no Brasil, os documentos emitidos no exterior devem ser legalizados junto à Embaixada ou Consulado-Geral do Brasil mais perto da instituição acadêmica estrangeira que o acolheu. E, ainda antes de seu retorno, entre em contato com a sua instituição de ensino no Brasil para saber exatamente quais documentos você precisará apresentar, e, desses documentos, quais deverão ser legalizados e traduzidos oficialmente, ou seja, traduzidos por um tradutor público juramentado.

Portanto, ao retornar, novamente entra em cena a figura do tradutor juramentado, ou do tradutor público, como também é chamado. Os documentos comprobatórios de seus estudos/estágio no exterior através do programa Ciência sem Fronteiras (ou qualque outro programa de estudos e estágio)  também deverão receber tradução juramentada, desta vez para o vernáculo, ou seja, a língua portuguesa.

É uma razoável distância a percorrer, mas os frutos e louros da vitória serão seus para sempre, e ninguém poderá tirar isso de você. Aposte na sua educação, no seu amadurecimento profissional e nas vantagens que o Brasil ainda está conseguindo proporcionar a você, estudante de graduação ou pós-graduação, ou mesmo  pesquisador.

Seja um dos 101 mil bolsistas contemplados neste intercâmbio que oferece estágios no exterior nos níveis de graduação e pós-graduação.  Tecnologia e inovação são as palavras-chave para aqueles que querem ter uma oportunidade de se relacionar com sistemas educacionais competitivos.

O Ciência sem Fronteiras foi suspenso temporariamente, mas não desanime. Enquanto isso, aprimore o seu inglês e visite o site www.cienciasemfronteiras.gov.br  para atualizações.

Precisa de mais informações sobre o programa Ciência sem Fronteiras e em como o tradutor público pode te ajudar? Entre em contato conosco.