O viés emocional e econômico da tradução juramentada

O viés emocional e econômico da tradução juramentada

Não é de hoje que reporto aqui as centenas de jovens (ou não) que já auxiliei em seu processo de imigração para países do hemisfério norte e Austrália devido a minha função de tradutora pública juramentada. Representações diplomáticas europeias são frequentemente procuradas em busca de cidadania ou visto de permanência no velho continente, resultado da crise que continua assolando o Brasil. No Consulado da Itália em Belo Horizonte, a fila é interminável e o processo de cidadania pode levar até dez anos, e a concessão da cidadania italiana já passou de três mil, sendo que as exigências financeiras para se manter no país europeu são muitas. A Alemanha é outro país muito visado, e no Consulado da Alemanha, no bairro Buritis de Belo Horizonte, a procura mais do que triplicou no último ano. Hoje, por causa da grande procura, a concessão de cidadania alemã é em torno de cinco anos. Por outro lado, países com menores migrações como a francesa já têm regras mais rígidas; apenas a primeira geração de descendentes de franceses pode requerer a cidadania e somente até os 50 anos de idade. Recentemente, um dos destinos prediletos dos brasileiros tem sido Portugal pela facilidade da língua. Os incentivos dados pelo governo português são focados nos brasileiros qualificados financeiramente, que tenham condições para investir no país. A solicitação de permanecer em Portugal aumentou em torno de 400%. E, evidentemente, o passaporte europeu é valioso pois dá direito à toda a Comunidade Europeia.

Em primeira mão, a maior novidade agora é a inauguração do Consulado do Grão-Ducado do Luxemburgo ( https://consuladoluxbh.com.br/ ) na semana passada em Belo Horizonte, por Minas Gerais e Espírito Santo. O Sr. Paulo Henrique Pinheiro de Vasconcelos é o nosso novo Cônsul Honorário. Como ainda é muito recente, inclusive é recente também a instalação, pela primeira vez, da Embaixada do Grão-Ducado do Luxemburgo em Brasília em março passado, voltarei com maiores novidades quanto às condições e ofertas do diminuto país europeu, mas que detém a segunda maior economia do mundo, com US$105.882 per capita.

A foto: Da esquerda para a direita.: Embaixador do Luxemburgo, Carlo Krieger e a Sra. Nicole Krieger-Loos, Embaixatriz; Marie Anne Kremer, Bernadete Motta, Marianna e Paulo Henrique Vasconcelos, o novo Cônsul Honorário do Grão Ducado do Luxemburgo em Minas Gerais e Espírito Santo.

Por |2018-11-01T12:32:28+00:0018 out 2018|Tags: , , , |